A compreensão da sexualidade vai além de questões corporais e reprodutivas, pois está intimamente relacionada à historia de cada um de nós e a forma como expressamos, nos comunicamos, nos relacionamos com outras pessoas.
Define-se sexualidade como o compartilhar de um conjunto de crenças, valores, costumes, emoções e preconceitos socialmente construídos em um dado momento histórico e cultural que interfere na nossa forma de pensar e agir.
Apesar de ser mencionado em diversos meios de comunicação, conversas familiares e entre amigos, ainda circulam idéias equivocadas e por vezes, atravessadas por valores morais. Tais conversas dificultam o dialogo aberto e a naturalidade com que a sexualidade deveria ser abortada.
A vulnerabilidade a que estão sujeitos os adolescentes e os jovens, em um contexto de crescente infecção por DST/AIDS e Gravidez precoce, vêm ganhando a atenção da escola.
De acordo com o estudo do UNICEF intitulado "Voz dos adolescentes: Relatório da adolescência brasileira" , 2002, 32,8% dos adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos já teve relações sexuais. Desde 61% eram homens e 29% mulheres. Com relação a HIV / AIDS entre adolescentes e jovens, o caso entre as mulheres e os homossexuais vem aumentando. De 1996 a 2005, o incremento da AIDS foi de 44% entre as mulheres
O aumento da taxa de fecundidade entre as mulheres jovens e outro ponto importante a ser considerado
Outro lado preocupante é o numero de casos de gravidez dos 10 aos 14 anos relacionados a violência sexual
Os sistemas de ensino abrigam aproximadamente 62% de adolescentes e jovens entre 10 a 24 anos de idade.
Portanto, a unidade escolar, concebida como espaço democrático, inclusivo e pluralista, configura-se como estratégica para o desenvolvimento de ações que visem à formação integral dos alunos e ao exercício da cidadania.
A orientação não diretiva aqui proposta será circunscrita ao âmbito pedagógico e coletivo, não tendo, portanto, caráter de aconselhamento individual de tipo psicoterapêutico.
Isso quer dizer que as diferentes temáticas devem ser trabalhadas dentro do limite da ação pedagógica.
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